Blog‎ > ‎

“Ser como criança” – A via da “infância espiritual” de Santa Terezinha do Menino Jesus

postado em 19 de abr. de 2011 06:56 por Coração Adorador Ministério Católico   [ atualizado em 7 de jun. de 2016 14:39 por Fernando Lopes, CA ]

Jesus nos diz em seu Evangelho que quem quiser entrar no Reino dos Céus, deve ser como criança. Ao longo da história grandes santos refletiram sobre a infância de Jesus. Os propagadores da devoção ao Menino Jesus foram sem dúvida São Francisco de Assis, Santa Tereza D’Ávila e São João da Cruz. Mas quem nos propõe o caminho da infância de Jesus como modelo para a busca da santidade foi Santa Terezinha do Menino Jesus, com sua via da “infância espiritual”.

Numa primeira reação a esta proposta de caminho, quando pensamos em infância, nós que somos tomados pelas preocupações adultas, já nos vem a lembrança atitudes infantis, irresponsáveis e imaturas. Mas, mesmo as crianças tem muito mais a nos ensinar. Devemos ver a infância de modo positivo. É a fase da inocência, que nós adultos deixamos esquecida por causa de nossa maledicência, a criança é verdadeira, sincera, solidária, espontânea, gratuita, etc. Não seriam estes, valores que tanto precisamos hoje, em nossa idade “adulta”?

Ao olharmos para o Menino Jesus, devemos vê-lo uma criança como todas as outras, com alguns particulares que o diferencia um pouco das demais, pois, Jesus cresceu no seio de uma família temente a Deus e que em tudo, passou para seu Filho, os valores humanos e religiosos com uma sabedoria extraordinária, tornando-se, deste modo, modelo de família para todas as demais.

Santa Terezinha conta que na busca pela santidade, vendo os grandes santos que a Igreja havia canonizado, viu-se pequena diante de tantos feitos extraordinários que eles realizaram. Considerou-se incapaz dos mesmos feitos. Começou, então, a buscar um outro caminho e, foi inspirando-se na infância do Menino Jesus, que ela encontrou uma via segura, pois, Jesus nos pede para sermos como crianças, para entrarmos em seu Reino. Santa Terezinha mostra que, seguindo o exemplo do Menino Jesus, de sua santa infância é certo que alcançaremos a salvação.

Trata-se de resgatar em nós os valores da infância perdida pela vida adulta. Se redescobrirmos esses valores, seremos adultos melhores. Nosso mundo será mais justo e solidário.

Pe. Cristiano Marmelo Pinto
Pároco da Paróquia Menino Jesus – SBC

Fonte: http://pecristianomarmelo.blogspot.com/2010/07/ser-como-crianca-via-da-infancia.html