Kairós Renova-Me!

Instagram 
Facebook https://www.youtube.com/coracaoadorador https://twitter.com/CorAdorador
Vídeo do Kairós Renova-Me! Clique Aqui! 
Quer o Renova-Me! na sua paróquia? Clique Aqui!

Kairós Renova-Me!

1 - Introdução: 

É com muita alegria que anunciamos um novo projeto, sabendo que é pela Graça de Deus que vamos avançando no campo da evangelização!
Nós do Ministério Católico Coração Adorador estamos levando a frente o projeto, que se chama "Kairós Renova-Me!"

1.1 - O que é o "Kairós Renova-Me!"? 

O Kairós consiste em promover um dia de retiro e convivência comunitária, onde acontecem pregações, momentos de louvor, adoração, oração, estudo da Palavra de Deus, entre outros momentos, encerrando-se com uma grande Missa. 

Devido a sua formatação mais flexível, o Kairós pode ser realizado em qualquer comunidade. 

1.2 - Momento de Reavivamento das Famílias e da Comunidade Paroquial 
Nas palavras do próprio Papa Francisco, as comunidades devem se tornar “centro de amor”, centros evangelizadores repletos de calor humano. 

O "Renova-Me!" surgiu justamente da necessidade urgente de reavivamento da Igreja e de reaproximação das famílias para com a Igreja, que se mostra uma casa acolhedora, sempre de portas abertas. 

O "Renova-Me!" é uma convocação das famílias para estarem mais próximas da devoção à Maria Santíssima e principalmente do Santo Sacrifício da Santa Missa e da Santa Eucaristia e nasce da necessidade de manter a Igreja aberta para o Novo que o próprio Espírito Santo quer nos inspirar. 

Aliás, é Ele mesmo, o próprio Espírito Santo de Deus, que mantém a Igreja de Cristo viva e Ele se utiliza de momentos como o "Kairós Renova-Me!" e tantos outros oferecidos, para dar essa Renovação a Igreja e a cada um de nós! 

A intenção, além do avivamento das pessoas e famílias, é fazer com que as mesmas se tornem mais ativas, fazendo com que elas saiam da "Pastoral de Banco", tornando-se missionárias em suas comunidades. 

Mais detalhes sobre essa catequese no nosso Blog: Clique Aqui!

1.3 - Porque "Kairós Renova-Me!"? 

1.3.1 - "KAIRÓS" - Palavra de origem grega, que significa "momento certo" ou "oportuno", relativo a uma antiga noção que os gregos tinham do tempo. 

Na teologia cristã, a palavra Kairós é utilizada no sentido de "tempo espiritual" ou "o tempo de Deus", que é divergente do conceito cronológico de tempo terrestre, ou seja, as horas, os dias, os anos e etc, conhecido também como Cronos. 

O chamado "Kairós de Deus" não pode ser medido, pois, de acordo com uma das passagens da Bíblia: "(...) um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia" (2 Pedro 3:8). 

1.3.2 - "RENOVA-ME!" - O termo "Renova-me!" é inspirado no grito de socorro das famílias que são massacradas todos os dias pelos vícios, doenças, ideologias, relativismos e pelas mais diversas provações. "Renova-me!" é mais que um nome, é mais que um lema, é, na verdade, um pedido de socorro das almas aflitas, sedentas de Deus! 

2 – Histórico: 

Como surgiu o "Kairós Renova-Me!"? 

O Kairós surgiu de uma inspiração de nosso irmão de ministério, Vagner Luis. 

Inspirado pelas experiências que teve no retiro da Comunidade Católica Maranathá, ele informou ao coordenador do grupo, Fernando Lopes, a ideia de se fazer um momento de convivência com a intenção de reavivar a Paróquia Nossa Senhora da Paz (Serrinha, Campo Grande, RJ), a qual ele é paroquiano. 

Estávamos no meio da copa de 2014. O coordenador Fernando convocou uma reunião com todos os membros do ministério, após o jogo do Brasil. Falamos da inspiração e de todas as ideias que surgiram após o Vagner vir com a ideia de fazer o retiro na Paróquia Nossa Senhora da Paz. 

Nessa reunião o grupo percebeu que ali havia uma oportunidade e após orarmos em prol de todas as ideias surgidas na reunião, decidimos abrir as portas do nosso coração para a inspiração do Espirito Santo que ali se apresentava aos nossos olhos e tomar coragem para seguir adiante com uma responsabilidade tão grande. Eis nos aqui, Senhor! 

2014 – O início 

Para modelarmos o projeto procuramos relembrar todas as experiências vividas durante os 10 anos de missão do Ministério Coração Adorador. Buscamos as informações que tínhamos disponíveis, experiências de outros retiros, cronogramas, moções, leituras bíblicas, além das reuniões e orações em grupo, etc. 

Nos dias seguintes à reunião do Ministério, apresentamos o projeto ao Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz, Padre Charles Pierre, que de imediato aceitou fazer a experiência na paróquia. 

Procuramos ajuda com amigos de outras comunidades. Entre eles podemos citar: PJM – Por Jesus e Maria, Comunidade Católica Éfeta, Comunidade Geração Adoradores, ECC – Sagrada Família e muitos paroquianos das Paróquias Sagrada Família, São Brás e da própria Nossa Senhora da Paz. 

Começamos a apresentar o projeto a comunidade durante as missas dominicais e convocamos alguns parquianos para nos ajudar na empreitada. 

Fizemos várias reuniões e dividimos as tarefas principais em equipes, sempre procurando envolver os paroquianos. Todas as reuniões eram feitas na presença do padre Charles e quando este não estava presente, pedíamos para algum participante passar as informações para o Padre. 

Procuramos pregadores para dar as palestras do evento, entre eles Dionísio (RCC) e Fabiano (Com. Efeta). 

Fomos ousados, pois o projeto previa café da manha, almoço e lanche da tarde para todos os participantes, por isso, procuramos conseguir doações de alimentos e todos os outros itens que seriam necessários para a realização do evento. 

Dentre todas as ideias que queríamos por em prática, a mais desafiadora seria a distribuição de camisas a todos os participantes do evento (Encontristas e Servos), então estipulamos um valor de inscrição que seria pago por todos os participantes do evento, para custear as camisas e parte da alimentação. A maior parte da receita viria das inscrições dos encontristas. 

Também fizemos lembrancinhas para dar ao final do evento, inclusive CDs com músicas católicas. O Senhor foi tão bom conosco que foi possível conseguir doações de Bíblias e YouCats para serem sorteados ao final do retiro. 

A ambientação do evento foi feitas um dia antes por todas as equipes e a preparação do almoço ficou a cargo do ECC Sagrada Família e PJM. 

As crianças não ficaram de fora, então em parceria com a Comunidade Éfeta fizemos o primeiro retiro da região com uma creche. Esse espaço ficou conhecido como o "Kairós Kids". Os pais podiam trazer suas crianças. Estas ficariam em um espaço a parte que seria feito especialmente pra elas, com trabalho de evangelização especifico feito pelos catequistas da Comunidade Éfeta. Na hora do almoço e lanche, elas poderiam retornar aos pais. No final do retiro as crianças fizeram uma apresentação especial para os pais, mostrando tudo o que aprenderam durante o dia, o que foi marcante e emocionante. 

O ministério de música e a sonorização ficaram a cargo do próprio Ministério Coração Adorador. 

Enfim, após muito trabalho e com a graça de Deus, primeiro Kairós Renova-Me! foi realizado em 28/09/2015, na paróquia Nossa Senhora da Paz, bairro Campo Grande, Rio de Janeiro, reunindo aproximadamente 140 pessoas, entre servos e encontristas, durante um domingo inteiro, terminando com a Santa Missa. 

O tema naquele ano foi a passagem de Colossenses 1, 9-10 (“Por isso, também nós, desde o dia em que o soubemos, não cessamos de orar por vós e pedir a Deus para que vos conceda pleno conhecimento da sua vontade, perfeita sabedoria e penetração espiritual, para que vos comporteis de maneira digna do Senhor, procurando agradar-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus”.). 

2015 – Grande procura, aumento da estrutura e melhorias 

Além da experiência vitoriosa do primeiro retiro, somamos novas experiências, pois em janeiro de 2015 fomos convidados a servir no Kairós do Caração de Jesus, realizado pela paróquia Coração Eucarístico (bairro Santíssimo), onde tivemos a oportunidade de estar com o cantor católico Cosme, a Comunidade Tarde com Maria e com servos da Comunidade Toca de Assis, além da oportunidade de trocar experiências com os membros da própria coordenação do evento. 

Com mais essas experiências pudemos implantar melhorias e otimizar alguns processos. Procuramos aumentar a capacidade e a estrutura, pra atender a demanda crescente. Voltamos a fazer as reuniões de organização com as equipes na presença do pároco alguns meses antes do evento. 
 
Então em 25/10/2015, repetimos a dose. No mesmo local do ano anterior, fizemos a segunda edição do "Kairós Renova-Me!". Com o tema "Coragem! Levanta-te, Jesus te chama!" (Mc 10, 46-52). 

Chegamos às vésperas do evento com 180 inscritos. Contamos com a participação de aproximadamente 50 colaboradores das diversas pastorais e movimentos (as mesmas de 2014 somando alguns colaboradores da paróquia São Brás) e aproximadamente 20 crianças na creche, contabilizando um total de 250 pessoas circulando pelo local do evento. Com tanta gente, tivemos que fazer o evento no pátio externo da igreja, cenário bem diferente de 2014, que fizemos o encontro dentro do templo (exceto o almoço), pois foram somente 70 encontristas. Precisamos alugar 2 tendas pra poder acomodar tanta gente, além de cadeiras e mesas. Compramos materiais elétricos e alugamos paletes pra construir um palco com altar. 

Contamos com a participação dos seguintes pregadores: Aline – Comunidade Maria Serva da Trindade; Fabiano – Comunidade Éfeta; Luiz e Valéria - Comunidade Maranatha; Dionísio - RCC. Também tivemos o testemunho da paroquiana Maura que participou do primeiro Kairós. 

Cenáculos foram organizados para que os encontristas puderam debater sobre os temas de cada pregação. Como no ano anterior, os encontristas receberam suas camisas e puderam participar de sorteios de artigos religiosos, como Bíblias, CDs católicos, etc. As crianças também fizeram sua participação especial como em 2014. 

Outra novidade do evento de 2015 foi o “Gesto Concreto”: foi promovida uma arrecadação de alimentos. Arrecadamos 150 quilos de alimentos não perecíveis diversos, que foram entregues aos cuidados da Comunidade Católica Redil do Bom Pastor que faz trabalhos voltados às famílias carentes do bairro. 

Foram momentos onde o protagonista principal foi realmente o Espirito Santo de Deus. Maria também esteve presente com a entronização da imagem de Nossa Senhora da Paz. 

O Renova-Me! foi tão importante para a comunidade que o pároco fez questão de registrar tudo no livro de tombo da paróquia e o registrou também na Mitra Arquiepiscopal

Obs: todas as pastorais, movimentos, paróquias e comunidades citadas são do Rio de Janeiro - RJ.

2016 – Ano de mudanças no Ministério Coração Adorador

Alguns membros do ministério tiveram a benção de tornarem pais. Foi o momento de pararmos para dar maior atenção às nossas famílias e darmos uma “desacelerada”. Nesse ano não promovemos o Renova-Me!

2017 – Novo local. Novo Tema. 

Com o sucesso do Kairós de 2015, tivemos a felicidade de sermos convidados, pelo padre Bruno Borba a servir em uma nova comunidade: a Paróquia Sagrada Família, no bairro do Mendanha, Rio de Janeiro, a qual ele é pároco.

Motivados pelas festividades do padroeiro da comunidade (Sagrada Família), fizemos todo o Kairós baseado na Carta Apostólica “Amoris Laetitia”, do Papa Francisco. A Sagrada Família se fez presente com a entronização da imagem. O tema escolhido para o evento foi “Um olhar para a Família”, o que foi estampado nas camisas comemorativas.

Abrimos as inscrições em 08/10/2017 e a resposta dos paroquianos foi imediata. Fechamos as inscrições com quase 300 participantes.

Com o novo local, vieram novos desafios. Tivemos que alugar uma tenda maior, construções deram lugar a um amplo local aberto, onde foi montado um palco e um grande auditório a céu aberto com aproximadamente 300 cadeiras. Como a igreja fica numa praça, num espaço aberto, fizemos o cerceamento do local com lona plástica, para que houvesse mais privacidade para os participantes.

No dia 03/12/2017, o Kairós ocorreu na Santa Paz de Deus. 

Cenáculos foram organizados para que os encontristas pudessem debater sobre os temas de cada pregação. Como no ano anterior, os encontristas receberam suas camisas e puderam participar de sorteios de artigos religiosos. As crianças também fizeram sua participação especial: as quase 40 crianças da creche fizeram uma apresentação musical antes da Missa, coordenadas pelas catequistas que acolheram as crianças desde o início do retiro.

Muitas conversões: aproximadamente 100 confissões ocorreram.

O ato do “Gesto Concreto” foi repetido e arrecadamos 150 quilos de alimentos que foram doados aos Vicentinos.

O evento encerrou-se com a missa às 19h aberta a comunidade, praça praticamente lotada.

Foram momentos onde o protagonista principal foi, mais uma vez, o Espirito Santo de Deus. 

2018 – Padroeiro da Garganta 

Em 2018, surgiu uma nova proposta de evangelização na acolhedora Paróquia São Brás, Pedregoso, a convite do Pároco Vilmar Diniz, algo esperado há bastante tempo por nós do Coração Adorador, pois sempre foi um desejo nosso poder alcançar mais comunidades. Dessa forma, conseguimos atingir 3 paróquias de nossa Forania. 

O tema escolhido para o evento foi “A vossa libertação está próxima”, retirado de Lucas 21,25-28.34-36” em alusão ao Tempo do Advento, em que se espera a chegada do Salvador, Jesus Cristo, O Emanuel, que virá pelo ventre de Maria Santíssima. 

A comunidade São Brás foi avivada no dia 02/12/2018 e contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas que foram evangelizadas e tiveram suas vidas transformadas, entre crianças e adultos. 

Conforme em 2017, tivemos muitos desafios. Tivemos que alugar 2 tendas, onde foi montado um palco e um grande auditório a céu aberto com aproximadamente 300 cadeiras, para acomodar todos os participantes. As crianças foram acomodadas no auditório superior e nas salas de catequese, no prédio anexo da paróquia, para que pudesse ser feito o trabalho de catequese enquanto os adultos estavam sob a tenda ouvindo as palestras. 

Como de costume, o ato do “Gesto Concreto” foi repetido. Arrecadamos 150 quilos de alimentos que foram doados a Comunidade Católica Maranatá 

O evento encerrou-se com a missa às 19h aberta a comunidade, com Adoração. 

Foram momentos onde o protagonista principal foi, mais uma vez, o Espirito Santo de Deus. 

Um marco para o Renova-Me! foi o novo método adotado para as inscrições: foi o primeiro Kairós Renova-Me! a contar com as inscrições pela internet. Foram mais de 150 inscrições via internet, nada mal para a primeira vez que adotamos esse tipo de inscrição. O restante foi feito presencialmente.